Seja bem-vindo!

Toda postagem tem um link de acesso à música a que me refiro, é só clicar. Assim você desfruta do texto acompanhado da trilha... Curta o momento!

terça-feira, 11 de março de 2008

Aprendendo a esperar

Na volta do trabalho, eu e um amigo conversávamos sobre o verão. Tem feito muito calor nessa cidade e ele dizia que não via a hora de chegar o inverno...

Também incomodada com o ar quente que mal circulava na rua, eu pensava em como é difícil pra nós seres humanos, sempre apressados em tudo, esperarmos por alguma coisa.

Como é ruim e angustiante aguardar uma oportunidade no trabalho, uma resposta que demora a chegar... um telefonema daquela pessoa que mexeu com você ou notícias de quem está distante...
Enquanto esperamos, os minutos se arrastam e viram horas, e o que era ansiedade, depois de um tempo acaba virando conformismo e às vezes, até um certo sentimento de derrota.

Mas então, qual a chave certa para acabar com esses momentos de estagnação? Se conformar com determinada situação ou buscar aquilo que achamos que vale à pena?
E se o que buscamos com tanto afinco, não for tão válido assim?

Ansiosa por respostas, encontrei consolo em uma caixa de Amandita e também nos versos de Tocando em Frente, de Almir Sater e Renato Teixeira.
A letra da música, que nessa versão, é entoada por Maria Bethânia, diz: "ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais"...

Enquanto divagava sobre o assunto, senti cheiro de chuva vindo da janela. Logo aquele ar quente que tanto abafava o ambiente, deu lugar à uma brisa suave que parecia ter vindo com a intenção mesmo de refrescar a alma.

Assim, percebi: talvez não seja preciso aguardar o inverno para parar de se incomodar com o calor.
Talvez para fugir de nossas angustiantes esperas, possamos encontrar soluções simples como uma chuva de verão.

No final das contas, acho que é só mesmo uma questão de aprender a esperar.

Podemos até investir em algo que acelere o processo, mas é preciso entender que as coisas acabam acontecendo naturalmente, na hora certa que têm que acontecer...

Obviamente, Almir Sater encontrou essas respostas bem antes de mim, porque, como ele mesmo diz: "cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz, e ser feliz"...

3 comentários:

Unknown disse...

O texto ficou lindo. Vc tem o "dom" de deixar-me sem ar e sem palavras qdo escreve (é como se vc estivesse ouvindo o pensamento de quem está lendo).
E principalmente seu sorriso exuberante me faz ficar assim!

Bjão linda!!!

Julio Silva disse...

Sinto a poesia mesclar-se aos pensamentos, enquanto devaneio em tuas palavras...
Como alegria pouca é bobagem, sempre venho aqui ler as tuas reflexões sobre lindas letras.
Parece-me acertado concluir o qüão bela é a obra daqueles que colocam a alma na ponta dos dedos, compondo com as letras os signos mais sublimes.
Adorei, como sempre.
Feliz a cada visita,
faço votos que sempre compartilhe conosco as tuas reflexões.
Que meus "beijos virtuais" cheguem ao teu real e lindo coração.

do teu fã
Julio Silva
www.JulioSilva.net

Augusto César disse...

Patrícia !!!!!!!
Você está D + !!!!!!
Com tantos fãs assim, teremos que montar o seu "Fã-Clube" (rs). É fã sem ar, fã poeta, e fã bobo por vc (esse sou eu) (rs). Brincadeiras a parte, saber esperar é uma arte ... Mas esperar pelo que? Por quem? Pessoalmente, concordo totalmente com vc. "Podemos até investir em algo que acelere o processo, mas é preciso entender que as coisas acabam acontecendo naturalmente, na hora certa que têm que acontecer..." Se eu soubesse como, eu já teria acelerado o "processo" e tornaria realidade a minha curiosidade e o meu desejo mais forte ... Isso acabou de me lembrar um música que tem um clipe bem interessante:

http://www.youtube.com/watch?v=hA7o59lqOs4

Só pra constar : Já sentiu saudades de algo que não conhece? Eu já ...

Beijos ... vários beijos!