Seja bem-vindo!

Toda postagem tem um link de acesso à música a que me refiro, é só clicar. Assim você desfruta do texto acompanhado da trilha... Curta o momento!

terça-feira, 22 de abril de 2008

Salvem os Românticos!

Além das baleias, mico-leões, onças-pintadas, araras-azuis e jacarés-de-papo-amarelo, há uma outra espécie em extinção que me preocupa...

Se antigamente eles existiam aos montes, hoje são raros de encontrar. E ao que tudo indica, os poucos exemplares que ainda circulam por aí devem sofrer algum tipo de preconceito ou repressão, porque se escondem como se fizessem parte de uma seita secreta, daquelas que só se entra sendo membro de uma mesma linhagem.

É... já foi o tempo em que ser romântico era um bom adjetivo. Aliás, em tempos de boladonas e danças do Créu, ser romântico parece tão antiquado e cafona, quanto aquela velha calça xadrez que fez sucesso décadas atrás.

Semana passada fui finalmente assistir a um show do Roberto Carlos, um item que estava na minha lista de "coisas a se fazer um dia na vida", há muito tempo. Era aniversário da minha mãe e achei que seria uma boa maneira de se comemorar.

Com sua voz aveludada e letras açucaradas, o Rei é certamente um dos últimos românticos, e fez muito marmanjo chorar ao cantar Detalhes.

É claro que o romantismo não é privilégio dos acompanhados. Ele pode estar presente em coisas simples, como admirar o céu naquele primeiro dia de lua cheia, ou assistir com contemplação às borboletas que brincam no jardim. Mas é quando duas pessoas se juntam que o substantivo ganha sua melhor forma...

Ser romântico é entender a importância de um pequeno gesto, um cafuné no meio do trânsito, um carinho na mão, um elogio fora de contexto... É prestar atenção em detalhes que fazem diferença...

É passar cinco segundos olhando para uma pessoa em silêncio e entender tudo o que ela quer dizer pra você... é saber a grandeza de uma frase curta como "te quero muito" ou "você me faz feliz"...

Sim, esses raros seres sonhadores, têm nas mãos um poder que os destaca dos demais.
São eles que nos fazem suspirar mais fundo, olhar para as estrelas, perder horas tentando lembrar aquela música que estava tocando quando vocês deram "aquele" beijo.

São eles que conseguem manter as melhores lembranças junto a si (e a nós) como quem carrega um inseparável amuleto da sorte.

"Não adianta nem tentar me esquecer" pode até parecer pretensioso demais, mas certamente é fato para quem escuta, afinal, quem deixa marcas sabe bem o tamanho de seu feito e sabe também que cicatrizes são insolúveis pelo tempo.

Sim, a extinção dessa espécie me preocupa! O mundo perderia grande parte de sua graça sem eles...

Por isso a você, romântico, meus sinceros votos de que não se desiluda... de que não perca as esperanças, nem se importe de parecer bobo ou de ser motivo de chacota.

Que você possa se juntar a outro semelhante, e que juntos, possam transcender qualquer modernismo dos dias de hoje.

Que vocês cultivem cada detalhe com doçura e afeto, e acima de tudo, que vocês sejam felizes dessa maneira única e especial que somente vocês têm acesso.

3 comentários:

Unknown disse...

Não é fácil ser romântico!!!
Bjão linda!

Vitor Oliveira disse...

Deixa eu enxugar as minhas lágrimas primeiro, depois eu comento.....Obrigado Patrícia por nos entender tão bem

Augusto César disse...

Acho que vou chorar ...
Se eu chorar, é por que não encontrei vc ainda. Mas tenho CERTEZA, o meu choro qualquer hora vai cessar,porque EU VOU ACHAR VC!

Até lá Patrícia, nem pense em se apaixonar sem antes ao menor ME TER uma única vez.

Prometo que se vc aguentar firme, eu não entro em extinção! (rs).

Bjossssss.