Seja bem-vindo!

Toda postagem tem um link de acesso à música a que me refiro, é só clicar. Assim você desfruta do texto acompanhado da trilha... Curta o momento!

sábado, 22 de janeiro de 2011

...E viveram felizes para sempre! *

Não, eu ainda não sei se essa história termina assim...

E pra ser sincera, já me desiludi tanto com essa frase que seria capaz de processar o Walt Disney por ter sustando 30 anos de tamanha fantasia no meu ser!

Realmente não sei o final, mas posso dizer que essa história começa como tantas outras..

"Era uma vez uma menina doce, apaixonada pela vida e suas infinitas belezas, que sonhava em dividir  esse amor com outro alguém. Em troca, só pedia uma certeza: a de que esse 'alguém' sentisse o mesmo por ela, acima de todos e de qualquer coisa".

Foi assim comigo. Mas também com muita gente por aí...

Acho que os Contos de Fadas têm culpa por algumas de nossas frustrações. Afinal, quem não quer encontrar o cara bonito, inteligente, bem sucedido, que te deseja e não tem medo de assumir isso pro mundo e - principalmente - pra ele mesmo?

Tenho muitas amigas da minha faixa etária. A maioria solteira e cansada de procurar pelo príncipe encantado.

É de se entender, principalmente se levarmos em consideração que elas já passaram por bons bocados...

Ainda lembro de quando a Branca de Neve pede ao Poço dos Desejos que lhe traga o seu amor. Apesar de clássica, a cena já não me inspira tanto.

Mas confesso que meus olhos enchem de lágrimas ao escutar Flightless Bird, American Mouth, do Iron & Wine, que lindamente embala o amor do vampiro Edward e da mortal Bella no final do Conto de Fadas dos tempos modernos, Crepúsculo.

Infelizmente, a verdade é que na vida real, na qual não existe roteiro pré-estabelecido, as coisas são muito diferentes.

Conheço gente que namorou quase 10 anos e o relacionamento acabou nos primeiros dois meses de convivência sob o mesmo teto. Conheço gente que casou como manda o figurino, com igreja, festa, véu e grinalda... e pediu o divórcio em menos de seis meses.

Gente que casou com quem não amava e até hoje se arrepende da mal fadada escolha. Gente que está no terceiro casamento e finalmente entendeu o significado do verdadeiro amor.

Gente que procura, procura, e sempre acha um motivo pra não dizer: "você é a pessoa que eu quero passar o resto da minha vida!" - mesmo que pra isso seja preciso calar a enorme dor que aquele vazio no peito traz.

Conheço quem chora o amor que deixou ir embora. E gente que teve a paciência de esperar e finalmente está em vias de realizar o sonho a dois.

Provavelmente, ao ler esse texto, muitos de vocês vão me achar tremendamente antiquada, mas a verdade é que eu defendo o casamento. E pra ser ainda mais sincera, sonho com ele pra mim... com todas as dificuldades que eu sei que vão existir, mas toda a vontade do mundo de enfrentá-las.

Talvez a vida seja dura demais com algumas pessoas. Talvez seja injusto culpá-las por terem ficado com o coração empedrado.

Talvez o fato de procurar os príncípes (e princesas) e só encontrar sapos pelo caminho, torne o nível de exigência pequeno ao ponto de nos darmos por felizes quando um "Shrek" aparece...

Mas talvez o Walt Disney não seja um vilão e sim um fio de esperança que mantém a fantasia em nossas buscas.

Apesar de tudo isso, acredito que cada um de nós pode ter o próprio Conto de Fadas, escrito linha a linha por quatro mãos.
E para aqueles que não tem medo de tentar, desejo que seja infinito enquanto dure e que a frase que está lá no título desse texto chegue cada dia mais próxima de vocês...

* À minha querida amiga e irmã Natália, que está de casamento marcado, os meus sinceros desejos de muitas felicidades... até o final de sua nova história!

6 comentários:

Unknown disse...

Boa noite, Patricia! Tudo bem?
Por coincidência meu irmão mais velho casou exatamente no dia em que você publicou este texto!
Sabe, eu sempre acreditava que fosse possível existir um par perfeito, mas a cada dia que passa percebo que é muito difícil de se encontrar um (se é que existe).
Normalmente as pessoas querem mais receber do que dar... valorizamos mais nossas atitudes do que a da companheira, mesmo sem saber o esforço que ela fez pela gente.
Eu que me achava uma pessoa imparcial acabei me vendo numa situação onde meu pensamento foi bem parcial para o meu lado. Acabei fazendo algo que sempre pedi para que minha namorada tomasse cuidado para não fazer e acabei deixando-a muito magoada.
Penso que pessoas perfeitas não existem, pois com o tempo sempre descobrimos alguma "qualidade" que não nos agrada. Temos que procurar uma pessoa que nos entenda, que as qualidades superem os "defeitos" e que nos ame a sua maneira.
Eu "Desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar
Prá recomeçar..."

Patricia, tenha uma ótima semana!
Abraços!

Unknown disse...

OI PATY...LENDO ESSE POST ME IDENTIFIQUEI...PASSEI A VIDA TODA PROCURANDO O PAR PERFEITO,O PRÍNCIPE DOS MEUS SONHOS E SÓ ME ESTREPEI...PASSEI POR 1,2 E SOMENTE NO 3º CASAMENTO É QUE PERCEBI QUE A FELICIDADE ESTÁ DENTRO DE NÓS.
MEU MARIDO É MARAVILHOSO,MAS PECAMOS POR MUITO POR IDEALIZAR DEMAIS O QUE NA VERDADE NÃO EXISTE:DEUSES E DEUSAS FICAM NAS LINDAS HIS´TORIAS DO CINEMA...E VIA AO MUNDO REAL..FELICIDADES AMIGA...

Anônimo disse...

Olá Patrícia
Por muitas vezes procurei uma companheira com todas as qualidades perfeitas, saia com os amigos e procurava como se tivesse uma parabólica em mente tentando localizar, sintonizar somente a princesa que possuía as tais qualidades. É uma pena perdi boas oportunidades de estar com alguém melhor do que aqueles conceitos que eu tinha em mente. Por pensamentos como meu bairro tem muitas pessoas, minha cidade tem milhares de pessoas e que assim conseguiria encontrar rapidamente a minha doce princesa, me tornei um aparelho de detecção com defeito de fabricação, cujo defeito era ver o que não se podia ver, não existe pessoa perfeita, fazendo essa busca fantasiosa é obvio que o que mais trazia para mim era a ilusão e o sofrimento. Desliguei esse aparelho faz tempo e me dei a chance de encontrar a mulher imperfeita com afinidades parecidas com as minhas. Sonhar com alguém que possua ótimas qualidades é bom, mas deve sempre por em mente que as pessoas não são o que queremos que elas sejam, ver que se ao mesmo tempo desejo uma princesa com mil qualidades eu também devo ser o seu príncipe, basta olhar no espelho e refletir que se possuo “n“ defeitos que me tornam imperfeito porque obrigar o outro a ser perfeito. Eu como todo mundo gostaria de ouvir essa frase da mulher amada do tipo “Você é especial para mim” ou “Meu mundo é você”, faz bem para o ego, mas e quando não diz, não posso ficar imaginando se ela me ama ou não por causa disto, é tão simples saber ou ouvir isso, bastava eu dizer isso a ela: “Você é especial pra mim, me completa” e ela respondia “Você é especial para mim também”. Às vezes esperamos que o outro diga e não diz, então é melhor que nós digamos e assim saberemos se o outro sente também. Vejo muitos casais se separando, pessoas que tinham tudo pra dar certo por serem boas pessoas, que investem o coração no que fazem, mas por negligenciar o que sentem um para o outro se separam, vivem imaginando fantasias que deturpam os sentimentos reais entre eles, invés de mostrar o que realmente sentem para resolver e parar de enterrar o amor com suposições. Esse tema me lembra a palestra de um padre (Pe. Léo - Que o sol não ponha sobre o ressentimento) que deve ser visto nesse link http://www.youtube.com/watch?v=8g28LZ5CfhY&playnext=1&list=PL6E58394FD6A674DC. Eu também quero casar, ter filhos, ser muito feliz, sei que é difícil a vida a dois, que passarei por provações, sentirei medo, ficarei um pouco nervoso, mas tudo isso só se completa no fim do dia onde eu possa deitar ao lado dela e possa pedir desculpas pelos meus erros e poder abraçá-la. O amor não é um seriado de televisão, um filme de sessão da tarde, uma música triste, ele é o resultado da conexão e do compartilhamento dos sentimentos entre as pessoas, ele nasce, cresce, produz frutos e se regarmos todo dia seremos sim felizes para sempre.
Uma música alegre para lembrar que o que nos leva para frente é acreditar no amor. http://www.youtube.com/watch?v=mMzChckX6gs

FERNANDA ANTONIASSI disse...

Olá Patricia......

Bom acredito que ideais como estes, todos nós temos. Como próprio exemplo disso, eu namorei durante cinco anos, estávamos prestes a noiva, compramos um terreno para nossa futura casa, até que eu descobri que ele estava me traindo com minha melhora amiga. Enfim, já se passaram quatro anos e ainda procuro o meu parceiro ideal...... Tomara que um dia eu encontre o meu sapo.....rsrsrsrs

Luís Antônio disse...

Bom Patrícia, acredito que a frase abaixo define bem o que ocorre hoje:

“A cada dia que vivo mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.”

Carlos Drummond de Andrade

Vejo que a grande maioria das pessoas quer ter alguém, mas quase ninguém está afim de correr o risco de descobrir se realmente vale a pena ou não, ou seja, não se arriscam. Isso acontece com homens e mulheres. Com homens, por que a grande maioria acha que ter todas as mulheres do mundo é estar bem, mas são bem poucos que se arriscam a conquistar uma só todos os dias. Com as mulheres por que desejam algo raro (homem bonito, inteligente, bem sucedido, que tenha isso, que seja aquilo...). Se o cara não é bonito, elas nem olham, mesmo sendo bem sucedido, inteligente, e tudo mais. Imagine quantas chances de ser feliz as mulheres desperdiçam por causa disso.

Por isso, o único conselho que eu deixo aqui é: arrisque-se. Se deixe surpreender pela vida. :)

Anônimo disse...

Tenho pensado em escrever algo aqui, e caso venha escrever, o que dizer. Não sei porque esta vontade de escrever alguma coisa, mas sei que poderia escrever e falar sobre muitas coisas.
Eu poderia escrever algo que a fizesse sorrir. Eu poderia escrever algo que a fizesse sentir-se bem. Eu poderia escrever algo que a fizesse sofrer. Eu poderia escrever algo que a fizesse ter esperança. Eu poderia escrever algo que a fizesse desacreditar. Eu poderia escrever algo que a fizesse refletir. Eu poderia escrever algo que a fizesse contestar. Eu poderia escrever algo que a fizesse lembrar de um passado que supunha estar enterrado. É, eu poderia escrever muitas coisas!
Mas, eu tenho a minha melhor amiga que sempre me mostra o caminho certo a seguir. A minha amiga se chama “Realidade”. A maioria das pessoas não gosta de fazer amizade com ela, pois ela sempre diz o que não queremos ouvir, e mostra o que não queremos ver. Eu sempre estou de mãos dadas com a Realidade, e sempre prefiro ouvir e ver as coisas como elas realmente são, por piores que sejam.
Seguindo o seu conselho, entendi que não deveria escrever, pois ela me fez ver o quanto nossos mundos estão distantes, e que qualquer coisa que viesse a escrever não significaria nada para você, pois o seu mundo além de muito distante do meu, está anos luz à frente em evolução.
Qualquer coisa que eu dissesse, me faria ser só mais um, e apesar do meu mundo ser muito pequeno, eu fiz muito para não ser só mais um, e sim alguém entre a multidão. Enfim, entendi que não tenho nada que possa lhe oferecer, pelo menos nada que faça alguma diferença.
Não, acho que posso lhe oferecer algo, o meu silêncio, este vai fazer diferença, pois muitas vezes o silêncio diz mais do que um milhão de palavras poderiam dizer.
Apesar da distância entre mundos, ambos gostamos de uma mesma coisa, uma coisa que é capaz de expressar em palavras como nos sentimos, eu estou falando da música, ela é a única coisa que dois seres tão diferentes e de mundos tão distantes podem compartilhar.
Como você diz: “PORQUE TODO MOMENTO DA VIDA DEVERIA TER UMA TRILHA SONORA”, penso que até uma criatura insignificante pode ter uma, e a minha hoje é:
http://www.youtube.com/watch?v=5anLPw0Efmo
Se sentir vontade, assista. Não faço questão que post este comentário.

When you're talkin to yourself;
And nobody's home;
You can fool yourself;
You came in this world alone;
So nobody ever told you baby;
How it was gonna be;
So what'll happen to you baby;
Guess we'll have to wait and see.

So long darling...